Carlos Silveira

Carlos Silveira, Permacultor e Bambuzeiro, desenvolve trabalhos relacionados ao Bambu desde 2005, onde iniciou de forma autodidata. Em 2007 interrompeu o curso de Educação Física, na busca por uma vida simples e passou a se dedicar exclusivamente ao trabalho com Bambu.

Em 2009 criou o Espaço Naturalmente, um laboratório “permacultural” voltado para a pesquisa, desenvolvimento e difusão de soluções práticas e empoderadoras, tendo a sustentabilidade como foco, desenvolvendo trabalhos de Bioconstrução com Bambu, Tendas Yurts etc. e auxiliando grupos ou pessoas nesta jornada de fazer a transição da cidade para o campo.

Tem formação em diversos cursos relacionados ao tema de Permacultura, dentre eles:

– Curso de Estruturas em Bambu Gigante (participação como monitor) ministrado por Jörg Stamm, no Instituto TIBÁ, em Bom Jardim/RJ (a casa do autor do clássico “Manual do Arquiteto Descalço”). Outubro / 2016.


*O alemão Jörg Stamm é hoje o grande nome mundial em construção de grandes estruturas em bambu. Radicado na Colômbia, é parte do movimento de uso do bambu na construção civil.


– Caminhos Para a Vida Sustentável; na Ecovila Arca Verde-RS (2009).

– PDC da Estação de Permacultura Casa Colméia, em Jaguaruna/SC.(2011)

– PDC+20 (RS) Evento comemorativo aos 20 anos de Permacultura no Brasil.(2012)

– Capacitação em Estruturas de Bambu, no Instituto Pindorama – Nova Friburgo-RJ (2012 e 2016);

– Curso de Bioconstrução, no Sítio Pé na Terra-RS, ministrado por João Rockett, fundador do IPEP (2013).

– PDC de Carnaval 2013 (instrutor) – Instituto Pindorama, Nova Friburgo-RJ.

– Ministrou a parte prática de Bioconnstrução.

– Curso de Acabamentos em Terra Crua, com Natasha Hugón, da Argentina. (2015)

– + diversas palestras em semanas acadêmicas de Universidades e Institutos Federais

Patrícia

Patrícia, atualmente estudante de Agronomia pela UFSC, se formou em 2008 como Técnica em Agropecuária na Escola Agrícola de São Leopoldo – RS. Lá firmou seu contato com as práticas agrícolas e pecuárias.
Desde então vem realizando trabalhos na área, tendo a oportunidade de participar de vários cursos relacionados com produção, manejo de plantas e animais, e agroindústria. Sempre focando na Agricultura Familiar que é sua paixão.
Bambuzeira e Permacultora formada em três PDC’s (Permaculture Design Course), une as práticas agrícolas adquiridas no passar dos anos com os princípios e éticas da Permacultura. Colaboradora do Projeto Espaço Naturalmente desde 2011, onde utiliza o Espaço como um Laboratório, pesquisando e testando novas ideias, bioconstruindo e trabalhando com o Bambu.

Projeto Espaço Naturalmente

Fundado por Carlos Silveira, que em meados de 2007 decidiu iniciar o processo de mudança da cidade para o campo, e que nesta transição transformou o hobby de Bambu em profissão e geração de renda.

Em 2009 nasce o “Espaço Naturalmente” em sua primeira sede na zona rural de Porto Alegre-RS em um terreno de 600m².

Patrícia Girardi, técnica em Agropecuária e estudante de Agronomia (UFSC) se soma ao projeto em 2011, e juntos, como um casal, começam a dar a forma profissional ao que hoje se tornou nossa empresa de prestação de serviços, capacitações e cursos, consultorias e construções ecológicas.

“O início foi desafiador, com pouca experiência de vida no campo, embora tenha passado muitas férias na chácara da família desde muito pequeno, e de ter aprendido a trabalhar com madeira com meu pai, é diferente mudar a vida totalmente da cidade, apartamento para morar na zona rural, distante dos centros urbanos e suas “comodidades”.
No início, a questão de ter poucos recursos financeiros foi o que impulsionou a pesquisa e o desenvolvimento das Bioconstrução com Terra Crua, Bambu, planejamento em Permacultura, pois eram os recursos que tinha em mãos.”
Relato de Carlos Silveira

“Eu cheguei, pela primeira vez, no Espaço Naturalmente de Porto Alegre para realizar um curso. Nessa época não tinha geladeira nem fogão a gás e todo nosso alimento era preparado em um super fogão à lenha de barro enorme e cheio de opções, tinha um forno em uma ponta, a chapa com as bocas no meio e na outra ponta um Rocket Stove (fogão foguete) para aquecer água do chimarrão e fazer coisas rápidas. Me encantei com a possibilidade de experimentar isso e fui reavaliando a necessidade de cada coisinha dentro de uma habitação. Era um início com muitos testes, muitos…
Começamos a trabalhar juntos e até hoje nosso laboratório prático do diário viver segue com suas descobertas.
Atualmente levamos uma vida com geladeira e fogão a gás (risos) mas sabemos muito bem viver sem muitas coisas que todos podem julgar extremamente essenciais.
A única coisa que, de fato, é essencial para um Ser Humano é uma habitação que o proteja e que ofereça o conforto necessário, um alimento rico em vida, ar puro, água limpa, um ofício saudável e um coração leve.”
Relato de Patrícia Girardi

Em Agosto de 2018 mudamos a sede para Florianópolis, onde está localizado, atualmente, nosso escritório e Marcenaria de Bambu, enquanto preparamos a nova sede rural em São Pedro de Alcântara, a 30km de Florianópolis. Nesta área maior, com 2 hectares, estamos expandindo o projeto e já iniciamos os plantios de Bambu Gigante e Sistemas Agroflorestais (SAF’s).

O principal pilar de nosso trabalho é o BAMBU. Executamos desde estruturas leves a estruturas de casas em Bambu Gigante. Também prestamos assessorias e cursos on-line para quem quer iniciar neste mundo fantástico do Bambu.